As dores musculares ainda causam muita confusão na cabeça dos praticantes de exercícios físicos, que buscam promover a saúde e melhorar a sua estética corporal. Toda sintomatologia dolorosa é um sinal de que algo não está bem.
As dores que surgem no dia seguinte, e tendem a piorar ao longo do dia, são resultado de micro lesões, ou seja, a atividade física realizada no dia anterior foi superior as condições físicas do individuo. Muitas vezes o aluno(a) relata: “mas eu fiz tão pouquinho”. Como coloquei anteriormente, irá depender da atual condição física do indivíduo. Para um sedentário 5 flexões de cotovelo, o chamado “apoio”, são suficientes para lhe gerar dores na região peitoral, tríceps e articulações de ombro, no dia seguinte. Para um praticante já avançado, que realiza 30 flexões de cotovelo por dia, essas dores poderão surgir somente se ele realizar um número bem acima dessas 30 flexões.
.
É comum as pessoas acreditarem que, a aula praticada na academia, somente valeu a pena, se no outro dia dores aparecem pelo corpo. Atribuem elogios ao professor que consegue promover tal feito, comentando com amigos e amigas coisa do tipo: “a aula dele(a) é ótima, acordei todo(a) dolorido(a), não condigo nem mexer o braço direito. “Pegô” mesmo!”Como já coloquei em outros artigos, o nosso corpo é extremamente adaptável. Quando o indivíduo passa por um programa de treinamento, com os objetivos bem definidos e a sua progressão bem calculada, o corpo suporta altos níveis de exigência sem apresentar problemas.
.
Toda vez que se realiza algum exercício físico, um estímulo é aplicado na região que está sendo trabalhada. Isso causa um stress nas estruturas envolvidas. O organismo através do repouso, sono e alimentação, recupera-se desse stress e reforça essas estruturas, preparando-as para uma nova aplicação de estímulos. Quando esse estímulo é aplicado de forma progressiva, quando é propiciado ao organismo um período para que ele se recupere da aplicação desse estímulo, antes de se aplicar outro, as dores são raríssimas.
.
Esse tipo de adaptação fisiológica pode-se ilustrar com a análise do surgimento de um calo. O calo nada mais é do que uma resposta do organismo, com o intuito de preservar a integridade daquela região, a um estímulo que esta sendo gerado numa determinada região da pele. Quando o estímulo é muito forte a pele se rompe. Quando o estímulo é razoável, e é dado um tempo para o organismo recuperar aquela região, ele além de recuperar, ele incrementa ainda mais o calo para suportar um novo estímulo. Caso a região deixe de ser estimulada, o organismo vai se livrando daquele incremento, que se torna desnecessário, ou seja, o calo irá gradativamente desaparecendo.
.
Essas mesmas adaptações aos estímulos, ocorrem com as demais estruturas do nosso corpo, músculos, articulações, ligamentos, tendões etc.Portanto, quando as dores aparecerem em função de exercícios físicos, isto é sinal de que você exagerou.
.
*Rumo ao ideal sem ser radical. Lembre-se disso.*
.
;D